Adrenalina que da taquicardia nos pais , depressão nas mães , raiva nos irmãos , que provoca fidelidade aos amigos, desperta paixão no sexo oposto, cansa os professores ,
curte um barulhento som , experimenta novidades ,desafia os perigos , revolta os vizinhos ...
Adolescente é um ser com frágeis pés , um atleta que busca o colo dos pais , um ousado no volante que acaba com o carro , um temerário porque desconsidera o perigo , um conquistador que sofre ''um branco'' na hora H .Alegria de sonrisal em copo d'água , escuridão da casa em que foi cortada a luz...
DIFÍCIL É LIDAR COM ELE , porque ele não entende seu próprio corpo e ainda é ridicularizado por seus próprios colegas . Ele quer resolver os problemas do mundo , mas se atrapalha com simples questões de matemática .Ele prefere a certeza de não estudar , do que arriscar sua inteligencia numa prova escolar .
Ele nem bem se mete arrumar seu quarto , mas lava e ilustra o carro como se fosse um joalheiro . Ele se dispõe contra os outros em defesa dos pais que ele mesmo maltrata ; ele é realmente sociável e seguramente instável . Ele ri com lágrimas e chora com gargalhadas ; ele brinca de brigar e briga para amar . Ele vive sonhos e projetos de vir a ser porque o é adolescente . Ele é pequeno demais para grandes coisas , grande demais para pequenas coisas .
Içambi Tiba
Este texto eu achei a um tempo atras num armarinho meu cheio de livros e cadernos antigos . Com certeza eu tenho este texto a anos e nem faço a mínima ideia de quem me deu . Mas sim , muitos adolescentes como a gente se identifica em muitos trechos deste texto .